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COMO FAZER QUEIMA DE ESTOQUE: DICAS PRÁTICAS PARA UMA PROMOÇÃO IMBATÍVEL.

Veja quando e como planejar uma liquidação realmente eficiente. Fazendo do jeito certo, você tem muito a ganhar!




Todo bom empreendedor sabe que estoque parado é dinheiro parado, por isso, é ideal que suas mercadorias estejam sempre em movimento e em constante reposição, pois estoque renovado significa mais vendas e mais lucro. Ver todos aqueles produtos encalhados, sem dar retorno financeiro é desestimulante, por isso, separamos dicas incríveis para te ajudar a alavancar suas vendas com uma queima de estoque eficiente.


O mercado está em constante mudança, sempre com muitas inovações e novidades. Como empreendedores, devemos nos atualizar e buscar o melhor das novas tendências para oferecer aos nossos clientes, mas não é prudente investir em novos produtos, se ainda há estoque antigo e parado. Então, continue a leitura para entender um pouco mais sobre o assunto.


Você vai saber:

  • O que é queima de estoque e qual sua importância.

  • O momento certo de fazer uma queima de estoque.

  • Como fazer promoções realmente eficientes.

  • Quais frases usar para chamar a atenção do seu cliente.

Vamos lá!


1. O que é queima de estoque e qual sua importância:


Muitas pessoas acham que queima de estoque é apenas baixar o preço dos produtos e se livrar daqueles itens há muito tempo parados, mas uma queima de estoque bem sucedida requer planejamento e ação para que você realmente tenha lucro e não acabe tendo prejuízo.

Essa estratégia promocional tem como objetivo abrir espaço para novas mercadorias, cobrir o valor que foi investido nesses produtos e, possivelmente, aumentar sua margem de lucro na baixa estação de vendas.

Esse tipo de ação é benéfica tanto para o consumidor como para o vendedor, pois o cliente aproveita a oportunidade de obter descontos reais e o vendedor consegue faturar com aqueles itens que estavam sem saída, ambos saem ganhando.


2. O momento certo de fazer uma queima de estoque:


Tenha em mente que a baixa saída de mercadoria compromete a saúde financeira do seu negócio, por isso, é preciso criar um planejamento e saber o momento certo de agir. Muitos consumidores esperam exatamente esses períodos promocionais para realizarem suas compras. Existem algumas datas já conhecidas em que ocorrem a maioria das promoções como: Black Friday, começo do ano, mudança de estação... Mas você deve identificar no seu negócio em qual momento isso deve ser feito, gerenciando seu estoque e se planejando para as suas vendas.

Pense em que momento as pessoas estarão mais predispostas a comprarem seus produtos, veja em qual nicho seu negócio se encaixa e procure datas especiais para estimular essa venda. Alinhe à sua necessidade de vender com a necessidade do cliente em adquirir seus produtos, em que época isso será mais eficaz.

Para quem trabalha com itens perecíveis ou no ramo alimentício, essas ações podem ocorrer mais frequentemente. Principalmente após uma data comemorativa, onde nem todos os itens produzidos para aquele período foram vendidos.

Portanto, para escolher o momento certo você deve avaliar a realidade de sua empresa e como ela está o momento atual. Leve em consideração como está o estoque, se os produtos estão ficando antigos ou fora de moda, se tem data de validade e estão próximo ao vencimento, se vai haver uma coleção nova...Dependendo do seu ramo você deve levar diferentes fatores em consideração e escolher o período que melhor se encaixa à sua realidade.

Se você ainda não faz o gerenciamento do seu estoque, uma boa opção para te ajudar é o Myne App, lá você consegue ter o controle de todos os produtos disponíveis no estoque, o valor de custo e o valor de venda, recebe lembretes quando atinge o estoque mínimo de cada item e muito mais. Vale a pena conferir.


3. Como fazer promoções realmente eficientes:


Após identificar o momento ideal para fazer sua queima de estoque, planeje as ações com antecedência.

Para começar, analise seu estoque e selecione todos os produtos que farão parte dessa ação de vendas, baixe o preço e ofereça descontos de forma que cubra seus custos, para não gerar prejuízo.

Para cativar o cliente deve haver boas ofertas que valham a pena, assim, pense em formas alternativas de benefícios, como oferecer frete grátis em compras acima de um valor X ou até mesmo brindes, crie kits promocionais, itens com descontos progressivos, 50% na segunda compra ou leve 3 pague 2. Esses tipos de promoções fazem o cliente sentir que realmente é vantajoso e aumenta o desejo de comprar e adquirir mais produtos.

Outro ponto fundamental é a divulgação. Um marketing bem feito muitas vezes chama mais atenção do cliente do que um preço baixo. A forma de apresentar ao público vai ser essencial para o sucesso da sua liquidação. Afinal, quem não ama uma promoção? E se essas ofertas forem bem divulgadas e repetitivas, será mais fácil chamar a atenção do seu cliente. Aposte nas redes sociais, crie posts e faça stories, se possível feche parcerias e faça anúncios patrocinados.

Outra estratégia é mandar mensagens ou e-mails para quem já fez compras na loja, aproveitando a oportunidade para fidelizar essas pessoas. Se você tem uma loja física, pense em como mostrar as ofertas na vitrine e preparar a loja para receber o público.

Atenção! O cliente nunca deve se sentir lesado e sim beneficiado, portanto, deixe claro prazos, data limite das ofertas, política de trocas e formas de pagamento. Dessa maneira, a sensação de ter feito um bom negócio pode levá-lo a voltar outras vezes.


Para mais dicas de como vender no Instagram, leia o artigo:

COMO AUMENTAR AS VENDAS NO INSTAGRAM: 5 DICAS QUE REALMENTE FUNCIONAM.


4. Quais frases usar para chamar a atenção do cliente:


Existem algumas estratégias utilizadas para tornar algumas frases mais atrativas. É muito comum usar esses mecanismos de gatilhos mentais, pois eles despertam sensações, sentimentos ou pensamento, e quando utilizados nas vendas, influenciam no processo de decisão de compra. Não se trata de manipulação, mas sim de um recurso para facilitar a tomada de decisões. Nesse caso, comprar na sua loja.

Você mesmo já fez uma compra por impulso? Então, provavelmente essa decisão foi desencadeada por algum gatilho mental! Na divulgação da sua queima de estoque, você pode utilizar frases que conduzam o cliente à compra, para que ele veja aquela chance única e necessária. Abaixo colocamos algumas sugestões de frases que podem despertar esse desejo de compras por transmitir escassez e urgência.


Ideias de frases de queima de estoque para você:

  • "Toda a loja com desconto, enquanto durar o estoque!"

  • “Queima de estoque: últimas unidades”

  • “Faltam apenas X produtos para acabar o estoque”

  • "Liquida tudo: produtos com X% de desconto”

  • “É SÓ até dia X: todos os produtos por X reais”

  • “Frete grátis para TODA a loja”

  • “X produtos imperdíveis pela metade do preço”

  • “Aproveite agora mesmo”

  • “Você está perdendo tempo, não deixe essa oportunidade passar”

  • “Está acabando, aproveite essa oportunidade”

  • “Garanta hoje um desconto inesquecível”

  • "Última chance de adquirir X produto por X valor"

  • “A melhor oferta só até dia X”

  • "Piscou, perdeu! Confira agora as promoções"

  • "Só hoje! Desconto imbatível! "

  • " Ganhe um brinde exclusivo, a cada X reais em compras,!

Você pode ter como base algumas dessas frases e modificá-las de acordo com seus produtos, usando a criatividade e chamando a atenção do seu cliente para aproveitar as melhores ofertas que você oferecerá!


Para finalizar:


Até aqui, foi possível entender o que é queima de estoque, quando pode ser feita e como elaborar uma promoção para limpar as prateleiras. Mas não esqueça de que cada empresa deve planejar suas ações pensando em sua própria realidade e circunstância.

Não deixe de avaliar seus resultados, considere o que mais funcionou e identifique o que não deu certo, isso servirá de aprendizado e guiará suas ações para as próximas liquidações.

Muitas vezes você pode não conseguir os resultados esperados, mas com paciência, Com dedicação, planejamento e criatividade, você conquistará seus objetivos. No geral, para evitar que novos itens fiquem sem saída, não deixe de gerenciar seu estoque, controlar suas vendas e organizar seu negócio. Agora que você já sabe como deve prosseguir, te desejamos boas vendas.


Para um controle completo do seu estoque e redução de prejuízos com perdas de produtos, baixe o Myne App.


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