google.com, pub-2651563033221504, DIRECT, f08c47fec0942fa0
 

COMO AUMENTAR AS VENDAS NO INSTAGRAM: 5 DICAS QUE REALMENTE FUNCIONAM.



O Instagram é uma das redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo, por isso, saber vender na plataforma virou quase um requisito obrigatório para quem tem loja online ou física. As estatísticas comprovam que existem muitos usuários online e ativos todos os dias, que eles buscam e pesquisam por produtos e que a maioria já usou a rede social para decidir sobre uma compra.

Se você não domina essa ferramenta, está perdendo grandes chances de crescimento, sucesso e vendas, abrindo espaço para os concorrentes e deixando de ganhar dinheiro. Esteja consciente de que o jeito de vender e comprar está mudando e que acompanhar essas atualizações é muito importante para seu negócio. O Instagram, além de ser uma ferramenta gratuita, é um grande instrumento no marketing digital, mas como fazer sua loja ter sucesso e atrair clientes?

Não basta apenas criar um perfil e postar fotos dos seus produtos, você deve prepará-lo e organizá-lo de forma cuidadosa. Então, vamos para as dicas?


Listamos abaixo 5 dicas para aumentar suas vendas no Instagram:


1. Tenha um perfil comercial com uma bio interessante.

2. Publique fotos com boa qualidade e em horários diferentes.

3. Use hashtags em suas postagens.

4. Faça stories e reels diariamente.

5. Tenha parcerias com influenciadores.


Vamos entender e se aprofundar em cada dica.


















1. Tenha um perfil comercial com uma bio interessante.


Essa dica parece óbvia, mas muita gente utiliza o perfil pessoal e muitas vezes privado, para divulgar seus produtos. Isso não deve ocorrer, o ideal é criar um perfil comercial, onde todas as pessoas têm acesso às suas postagens e possui ferramentas que vão te ajudar a entender seu público e analisar dados. Somente no perfil comercial é possível:


1. Saber quantos usuários viram uma publicação;

2. Analisar o número de pessoas que visitaram seu perfil;

3. Ver quantos cliques tiveram em suas postagens e links;

4. Ver dados demográficos;

5. Fazer anúncios e muito mais.


O perfil comercial é ideal para que você conheça seu público, veja quais postagens geram mais engajamento e acompanhe as métricas.

Outro ponto importante é a biografia, ou simplesmente bio, que é aquele texto de apresentação do perfil. Não pode ultrapassar 160 caracteres, então seja direto, simpático e conciso. Pense em algo que chame atenção do seu cliente, explique seu negócio e tente gerar uma aproximação com o seu público. Aproveite para deixar um link de contato, isso ajuda e facilita na hora do cliente te procurar.


2. Publique fotos com boa qualidade e em horários diferentes.


As pessoas buscam por novidades no Instagram, portanto, não transforme seu perfil numa vitrine somente com fotos de produtos tiradas de qualquer jeito e preços. Aposte em capturar imagens de boa qualidade, com uma boa iluminação, mostrando formas diferentes de utilizar seu produto, faça “clicks” de como você produz, embala, envia. Não tire as fotos sempre do mesmo jeito, explore novos ângulos, mude o background (o fundo) e, se possível, use algum filtro que melhore a imagem.

Para saber os melhores horários para postar e conhecer os momentos que seu público mais interage, você precisa testar. Faça seus posts em horários diferentes e analise os dados, isso é viável com seu perfil comercial.

Após algumas semanas, é possível ter uma ideia de como seu público reage e utilizar esses horários estratégicos para as próximas postagens. Isso pode parecer trabalhoso, mas é melhor conhecer seu público e fazer postagens assertivas do que não ter retorno com suas publicações.


3. Use hashtags em suas postagens.


Muitas pessoas não sabem como usar hashtags, mas elas são uma grande aliada para que seu produto seja encontrado por seu público. Elas são palavras chaves seguidas do tal jogo da velha “#” que servem para facilitar na busca por produtos específicos. Imagina que você vende bolos caseiros na cidade de Itapipoca, é bem fácil encontrar sua empresa se eu procurar por #bolocaseiroitapipoca.

Portanto, utilize hashtags específicas e diretas, use palavras do seu nicho, relacionadas com seu segmento de atuação e não dê espaço entre as palavras ao escrever. Escolha 6 ou 7 hashtags para suas publicações e evite as de uso muito geral e amplo como #bomdia #vendas #produtos. Quanto mais direto nas palavras escolhidas, mais fácil de um possível cliente encontrar a sua publicação.


4. Faça stories e reels diariamente.


Interação é muito importante para construir uma relação com o cliente. Informar, dar dicas, tirar dúvidas, mostrar bastidores... tudo isso gera uma aproximação e identificação com o público. Para isso é possível explorar algumas ferramentas do Instagram, como stories e reels.

Os stories ficam disponíveis 24 horas, ideais para conteúdos curtinhos, já o reels é uma ferramenta que tem muito alcance, através dele muitas pessoas chegam até seu perfil e conhece seus produtos. Arrisque-se fazendo reels divertidos, que chamem atenção e viralizem.

Lembre-se de que pessoas se conectam com pessoas, portanto, esteja disponível para se aproximar dos seus seguidores. Mesmo que você seja tímido e não tenha facilidade para falar ou aparecer nos vídeos, você consegue interagir de outras formas utilizando as ferramentas do próprio aplicativo: fazendo enquetes, respondendo caixinhas de perguntas, fazendo testes, utilizando contagem regressiva para lançamento de um produto, fazendo vídeos que estão em alta, utilizando áudios que estão fazendo sucesso, etc.

Só não deixe de fazer, tenha constância e persistência. Isso vai te ajudar a conhecer seu público, gerar uma relação de confiança e fazer você conquistar clientes.


5. Tenha parcerias com influenciadores

Os influenciadores podem dar uma boa visibilidade para sua marca, pois o que eles indicam, os seguidores têm curiosidade de conhecer.

Pesquise por influenciadores da sua área, que possuem bons números no Instagram e que se identifica com seu negócio. Siga essas pessoas para saber se fazem um bom trabalho e se seria bom para seu negócio ter uma divulgação feita por elas.

Não feche parceria apenas pelo número de seguidores de um influenciador, tente ver se ele se conecta com sua marca e se pertence a seu nicho. Não faz sentido você ter uma confeitaria e contratar um influenciador que é especialista em carnes. Tente buscar pessoas que tenham autoridade na sua área de atuação e ver a melhor forma de fechar essa parceria.

Dependendo do influenciador, esses preços ou permutas podem variar. Veja o que será viável para ambos. Oferecer cupons de descontos para os seguidores ou criar uma promoção é uma ótima forma de conseguir clientes.


Aproveite essas dicas e comece agora mesmo


Essas dicas são essenciais para você otimizar suas vendas pelo Instagram, organize suas postagens, capriche nas legendas dos posts, entenda seu público e do que eles gostam, estude e se dedique a seu negócio. Pode parecer complicado e os resultados não são instantâneos, requer tempo e dedicação, mas com persistência e continuidade você vai conseguir. Não esqueça de gerenciar suas vendas e seu estoque.


Para mais dicas, siga nossa página no Instagram e boas vendas.