Com 12 de junho se aproximando, preparamos algumas dicas importantes para te ajudar a aumentar suas vendas nessa data tão especial.
Datas comemorativas são uma grande oportunidade para aumentar suas vendas e o dia dos namorados é uma das que mais impulsionam o comércio no Brasil, atrás somente do dia das mães e do Natal. Portanto, nada melhor que já começar a fazer planos e colocar as estratégias em ação para ter uma ótima lucratividade nesse período.
Com o mês de junho chegando, os apaixonados já começam a pensar nas possibilidades de presentes, olhar ofertas e observar as promoções, por isso, é importante que seu negócio esteja preparado para atender essa demanda e conquistar esses clientes.
Para aumentar suas vendas na data mais romântica do ano, é importante entender as tendências do setor e saber onde seu negócio se encaixa. Os setores de cosméticos e perfumaria, de moda e acessórios, joias, chocolates e flores tem uma certa preferência do público, mas se seu negócio não está entre esses nichos, não se preocupe! Saber se posicionar, criar estratégias de vendas e se organizar pode alavancar suas vendas independente do setor, afinal, há infinitas possibilidades para presentear a pessoa amada e com a diversidade de casais existentes, há público para os mais diferentes segmentos.
Agora que você já sabe da importância dessa data e das infinitas possibilidades de venda que ela pode gerar, vamos adiante.
Listamos abaixo algumas dicas que vão te ajudar a impulsionar suas vendas do dia dos namorados, veja como podem se encaixar no seu negócio e, se possível, adapte-as para a sua realidade.
1. Prepare o estoque e negocie com seus fornecedores
Essa dica pode parecer simples, mas é extremamente importante. O dia dos namorados pode significar um aumento significativo da demanda, portanto, você pode ter um público maior do que o esperado, esteja pronto para atendê-lo. Não realizar uma venda por falta de estoque é um dos piores erros de um empreendedor, além de ser decepcionante para o cliente.
Mas atenção! Investir em muitos produtos sem planejamento, pode gerar prejuízo e após o término do período comemorativo, você pode ficar com muitos produtos encalhados no estoque. Portanto, pense cuidadosamente em quais produtos podem ter mais saída, os que são preferidos dos clientes e os que serão feitos especialmente para essa data, como personalizados.
Outro ponto fundamental é falar com fornecedores e distribuidores antecipadamente, você deve pensar na logística e na possibilidade de reposição rápida de produtos. Se você trabalha com itens perecíveis, confeitaria e alimentos dobre a atenção.
2. Pense em ações de marketing
Muito mais do que encher a loja de corações, enfeitar a vitrine ou mudar o perfil nas redes sociais, é importante ter estratégia para divulgar seus produtos, anunciar ofertas e conquistar seu cliente. Lembre-se de que sua campanha estará direcionada a quem vai presentear e não a quem vai receber o presente.
Em sua loja física, crie um ambiente acolhedor, coloque uma playlist com músicas românticas, um aromatizador de ambiente e apele para o emocional, destaque produtos e preços, ponha enfeites temáticos, mas não exagere na decoração.
Nas suas redes sociais e loja online dobre a atenção, pois a procura por preços e ofertas de forma não presencial aumenta consideravelmente. Com a facilidade de perguntar, pesquisar e fazer o pedido online, muitas pessoas preferem nem ir à uma loja física, sendo assim, tenha alguém sempre disponível e responsável por esse atendimento, não demore muito nas respostas e mostre interesse em atender e oferecer as melhores opções ao comprador.
Para conquistar um cliente, mostre seu diferencial, faça posts interessantes e de boa qualidade com fotos e vídeos dos seus produtos. Busque interagir, tirar dúvidas e apresentar vantagens.
No Instagram, é uma boa ideia fazer stories e reels temáticos, colocar uma contagem regressiva para o dia dos namorados, elaborar algum sorteio ou criar um concurso de declaração de amor. Também é possível pedir para que os casais enviem a história de como se conheceram ou mandem fotos de algum momento especial e depois criar uma votação nas postagens para que a mais curtida ganhe um prêmio. Ações desse tipo geram engajamento, visualizações e chamam a atenção. Se possível, faça alguma parceria com um influenciador digital para divulgar seus produtos.
Nessa época, o que vale é se destacar para conquistar o público e não ser só mais uma loja tentando vender.
Para mais dicas de como vender no Instagram, leia o artigo:
3. Faça kits promocionais e dê brindes
É impressionante como as pessoas tem dúvidas quanto ao que dar para a pessoa amada, muitos apaixonados buscam sugestões e dicas por não saberem o que comprar. Montar kits com produtos diferenciados e opções variadas é uma boa ideia para facilitar a escolha de quem está indeciso.
Pense nos diferentes perfis de pessoas e casais para diversificar seus kits, separe-os por gênero, estilo e interesses. Aproveite para incluir itens que estão parados no estoque há muito tempo para compor os kits, isso é uma boa oportunidade para vendê-los. Ofereça brindes personalizados, descontos cumulativos, cartões ou flores.
Vale a pena pensar na possibilidade de fazer um vale-presente com valor pré-determinado, assim se a pessoa não sabe o que comprar, essa missão fica para o presenteado e você não perde a venda.
4. Verifique histórico de vendas
Conquistar novos clientes é muito bom, mas fidelizar e manter os clientes atuais é extremamente importante. Além do planejamento de marketing e estratégias para atrair novos compradores, é fundamental que você busque no histórico de vendas quem já é seu cliente. Você pode mandar e-mails, criar uma lista de transmissão para enviar mensagens no WhatsApp e pensar em promoções exclusivas para quem já comprou em sua loja, ofereça cupons de desconto dentro das suas possibilidades ou crie um cartão fidelidade. Essas estratégias são muito importantes para ter clientes após a data comemorativa.
Se você ainda não tem um histórico de vendas ou uma lista com seus clientes, dados e informações, comece a se organizar. Com o Myne App é possível fazer esses cadastros de forma prática e segura, além de ter o controle de suas vendas e estoque. Vale a pena conferir!
5. Pense nas ofertas de última hora
A gente sabe que mesmo com todo planejamento que essa data demanda, sempre tem aqueles que deixam tudo para última hora e você, como um bom empreendedor, deve pensar nesse público. Crie ofertas que despertem alguns gatilhos mentais como o de urgência, por exemplo: “Falta 1 dia para o dia dos namorados, oferta limitada!”, “É hoje! Aproveite preços especiais!”. Outro bom gatilho é o da escassez, por exemplo: “ Apenas xx unidades, aproveite!”. Esse tipo de oferta de última hora atrai aqueles que já estão atrasados ou com pouco tempo para comprar e você consegue fazer vendas até depois da alta demanda de compras.
6. Planeje o pós-venda
Tão importante quanto planejar as vendas, o prazo de entrega de produtos, a logística de fretes e as promoções, é planejar o pós-vendas. É muito comum, dependendo do seu nicho, que haja necessidade de troca de produtos, seja por tamanho, por cor ou outro motivo que o presentado solicite a troca. Esteja com estoque preparado e tenha uma política de troca ou devolução bem definida.
Outro ponto importante é buscar um feedback da experiência do cliente e do presenteado, é uma oportunidade de tanto quem comprou quanto quem recebeu o produto serem clientes fiéis caso haja uma boa experiência, por isso faça o seu melhor.
RESUMINDO
Como atrair clientes e vender mais no Dia dos Namorados:
Prepare o estoque e negocie com seus fornecedores para atender a demanda.
Pense em ações de marketing para divulgação dos produtos.
Faça kits promocionais e dê brindes para atrair clientes.
Verifique histórico de vendas para reter e fidelizar clientes.
Pense nas ofertas de última hora para despertar gatilhos mentais.
Planeje o pós-venda para melhorar a experiência de compra.
COMECE AGORA A COLOCAR EM PRÁTICA!
Com todas as dicas que apresentamos acima, é possível aumentar suas vendas, mas lembre-se de que tudo depende de colocar em prática e ter um planejamento. Se necessário, escreva suas metas, faça anotações e modificações que melhor se adequam ao seu negócio, assim você terá boas chances de aumentar seu faturamento e ainda ganhar clientes. Boas vendas!
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