google.com, pub-2651563033221504, DIRECT, f08c47fec0942fa0
 

Finanças Básicas: conceitos que todo empreendedor precisa saber

Atualizado: 15 de mai.




Empreender pode parecer uma tarefa difícil, portanto, para que seu negócio tenha sucesso é preciso ter planejamento e dar atenção especial ao controle financeiro. Muitas vezes, as finanças são deixadas de lado por parecem muito complexas e complicadas.

Algumas pessoas dizem que preferem aprender com a prática no dia a dia e evitam estudar e entender alguns conceitos básicos, mas para que seu negócio tenha êxito é preciso entender um pouco sobre finanças.

Ter esse conhecimento pode ser um fator determinante no sucesso ou fracasso do seu negócio, além do mais, dominar essas questões vai te ajudar a tomar as melhores decisões, investir com segurança e planejar estratégias de crescimento. Por isso, separamos alguns conceitos básicos que você precisa saber.


Conceitos básicos de finanças que todo empreendedor precisa saber:


1. Investimento

2. Faturamento

3. Lucro

4. Capital de giro

5. Controle de Estoque

6. Fluxo de caixa

7. Custos fixos e variáveis



Continue a leitura e entenda cada um deles:




1. Investimento


O investimento é a aplicação do capital em algo que você espera um retorno, ou seja, os recursos que você destinou ao seu negócio com a intenção de crescimento. Por exemplo, o dinheiro que você usou para comprar máquinas, materiais, produtos... você está investido nesses itens para que aquilo te gere um retorno com as vendas. Para montar seu negócio, você deve, além de dinheiro, investir tempo, dedicação, conhecimento, estudo... tudo isso também é investimento no seu sucesso.


2. Faturamento


Falando de forma bem direta, faturamento é a quantidade total de dinheiro que você conseguiu após as vendas em um determinado período de tempo, seja semanal, mensal ou anual, isto é, a soma de todo dinheiro obtido pela venda de seus produtos ou serviços. Mas muito cuidado com essa quantidade, você deve saber direitinho o que tem que ser feito com esse valor total, afinal, muita gente confunde faturamento com lucro e gasta esse dinheiro de forma desorganizada.


3. Lucro


Após saber o que é faturamento, fica fácil entender o lucro. Desse valor total do faturamento, você vai retirar os custos do investimento, os custos de produção, os impostos...e o que sobrar, vai ser o lucro. Nem sempre vai ser possível obter lucro no início do negócio, pois o valor investido foi alto. Muitas vezes vai levar mais tempo que o esperado, por isso, fique atento e não gaste sem antes fazer as contas direitinho. Ter um negócio lucrativo é o sonho de todo empreendedor, então, fazer esses cálculos da maneira correta vai te ajudar a colher os frutos no futuro.


4. Capital de giro


Como o próprio nome diz é o que faz sua empresa “girar”. Em poucas palavras, é o dinheiro necessário para manter e custear o funcionamento do seu negócio, determinando os valores disponíveis para que a empresa siga com suas atividades básicas e faça novos investimentos.

Exemplificando: vamos imaginar que o seu negócio venda algum produto ou serviço a prazo e demore 30 dias para o recebimento.

Durante esses 30 dias que você espera para receber o dinheiro, sua empresa precisará desembolsar recursos, seja para pagamentos, gastos com produção, despesas do dia a dia, etc. Esse dinheiro necessário para que a empresa continue funcionando até que haja novos recursos é o chamado capital de giro.

Muitos empreendedores têm dificuldade de entender esse conceito e muitas vezes menosprezam sua importância, portanto, tenha em mente que o capital de giro é essencial para seu negócio e jamais deve ser negligenciado.


5. Controle de Estoque


É o processo de assegurar que a quantidade certa de produtos esteja disponível e organizada para atender seus clientes, tendo em vista a demanda. É importante saber a disponibilidade de cada produto, identificar o que está parado há muito tempo e o que tem mais saída, assim é possível aumentar a lucratividade e reduzir custos e perdas. Produto que fica muito tempo no estoque é sinônimo de dinheiro parado, uma opção para resolver esse problema é fazer promoções. Não ter produtos suficientes no estoque é dinheiro perdido, principalmente em datas comemorativas. Gerenciar seu estoque vai possibilitar que você saiba o momento certo de ter mais produtos, atender o cliente de forma mais eficaz, ter uma precificação adequada e se planejar de maneira mais efetiva. Para um controle de estoque eficaz utilize o Myne App.



6. Fluxo de caixa


É o controle da movimentação de todo dinheiro que foi recebido e gasto pela empresa em determinado período de tempo. Um fluxo de caixa bem controlado e organizado permite um planejamento estratégico, identificação de onde pode haver corte de gastos, onde você pode ganhar mais dinheiro, a situação financeira do seu negócio e identificar quais os melhores e piores meses para vendas. Muitas pessoas utilizam planilhas ou fazem esse controle de forma manual, mas essas não são as formas mais eficazes e seguras. Você pode utilizar aplicativos para essa finalidade. O Myne App, por exemplo, permite que você acompanhe todos os seus registros, gere gráficos, saiba seu lucro e muito mais.




7. Custos fixos e variáveis


Para finalizar, os custos fixos são despesas recorrentes, ou seja, gastos constantes que sempre estarão presentes para manter o seu negócio, por exemplo: aluguel, energia elétrica, salários, etc. Já os custos variáveis são gastos que vão mudando de acordo com o volume de vendas, dependendo demanda de produtos ou serviços, como matéria-prima, embalagens, combustível, etc. Cabe a você analisar esses gastos, se planejar e ver onde pode reduzir esses custos, pois isso vai ser levando em consideração para definir o preço dos seus produtos ou serviços.



A importância da educação financeira para empreendedores


Saber esses conceitos básicos irão te ajudar muito na hora de gerenciar seu negócio, permitindo que você tenha maior chance de sucesso. Não se limite apenas a esses conceitos e busque sempre se informar, ler e pesquisar. Educação financeira é muito importante, por isso, estaremos aqui para esclarecer suas dúvidas e facilitar esse processo desafiador que é empreender. Acompanhe nossas dicas e boas vendas.



Gostou dessas dicas e acha que pode ajudar outros empreendedores que estão começando? Então compartilha e segue nossa página no Instagram.